segunda-feira, 14 de abril de 2014

Inspiração em patchwork e scrapbooking


A decoração de festas foi, sem dúvida, o principal tema da 8ª Brazil Patchwork Show e da 11ª Brazil Scrapbooking Show, em São Paulo, no início de abril. A maior parte das vitrines de scrapbooking exibiram mesas completas para festas e os expositores de patchwork também trouxeram produtos inspiradores para qualquer decoração.

No estande da Santa Bagunça, chamaram a atenção as garrafas usadas como vasos de flores feitas com e.v.a. e botões. Em cores variadas, podem ser usadas como centro de mesa e levadas como lembrança pelos convidados, pois alegram qualquer ambiente em casa.

Flores feitas com e.v.a. e botões, da Santa Bagunça.


Os aventais de bichinhos e personagens famosos da Chá com Pano vão deixar as crianças animadíssimas para fazer arte na sua festa.

Aventais da Chá com Pano

Para decorar a parede atrás da mesa principal, que tal os quadrinhos de pano do estande da Renata Blanco? Ou usar uma das mantas da Fuxicos e Fricotes como painel para o seu chá de bebê?

Quadrinho em patchwork da Renata Blanco

Manta da Fuxicos e Fricotes


A Toke e Crie aproveitou o evento para comemorar seus 15 anos com uma linda mesa de festa. Algumas peças podem ser encontradas em kits prontos para montar, em cores diversas.

Mesa Scrap Festa da Tok e Crie

Detalhe da decoração: as flores em scrap estão em alta e
deixam a mesa mais elegante.

A editora MemoriArte também trouxe para exposição uma linda mesa para ilustrar o lançamento do livro de Ivy Larrea, Scrap em Festa.

Mesa do estande da editora MemoriArte

Detalhe da decoração: mais flores em scrap.

No estande da Papel e Confeito, três mesas decoradas encantaram os visitantes com os temas escola, maternidade menina e fazendinha. As forminhas de papel, que são destaque da marca, provaram que podem deixar tudo mais colorido e com muito bom gosto. Os wrappers usados como lapelas para saquinhos de doces também ficaram muito interessantes.

Mesa fazendinha da Papel e Confeito: bolo caseiro enfeitado
com toppers combina bem com o tema

Mesa escola da Papel e Confeito: maçãs e cadernos
de capa colorida incrementam a decoração

Mesa maternidade menina da Papel e Confeito
em parceria com a Decorando Emoções

Detalhe da mesa: relevo e wrappers usados como lapelas.

A Scrap Sampa destacou-se entre as lojas de materiais com uma vitrine cheia de inspiração para scrap festa. Além de pequenas mesas decoradas, até a árvore de Natal tinha enfeites feitos com scrap.

Uma das sugestões de decoração da vitrine da Scrap Sampa


A Silhouette Brasil também trouxe diversos modelos de peças para decoração de festas, desde forminhas e letras do nome até o bolo cenográfico. Além de lindos quadros das princesas da Disney feitos pela Suzana Guimarães.

Tema abelha, no estande da Silhouette Brasil

Com um suporte, o livro de mensagens pode
decorar a mesa como um quadro

Tema Halloween, no estande da Silhouette Brasil


Inspiradas pela mesma temática, as doceiras do espaço "Receber Bem" montaram mesa e doces lindíssimos para inspirar a decoração na festa de Páscoa.

Mesa de Páscoa do Grupos Gourmet

Detalhe da decoração: o bolo

Mais um bolo do Grupos Gourmet para a Páscoa

Como em anos anteriores, a Brazil Scrapbooking Show trouxe uma exposição de quadros feitos em scrap pelos artistas Vlady e Keiko. O tema deste ano foi Halloween, com destaque para os quadros das garotas Monster High.

Clawdeen Wolf, por Vlady & Keiko


Você pode conferir mais imagens do que rolou nas feiras na página da WR São Paulo no facebook.



terça-feira, 1 de abril de 2014

5 dicas para fazer uma festa mais sustentável


Decorações em buffet costumam ser produzidas para uso em mais de um evento. Mas, e em casa? O que fazer com a decoração depois que a festa acaba? Como fazer uma decoração com maior durabilidade? Confira abaixo algumas dicas.

1 - Durante o planejamento, procure priorizar peças que possam ser dadas aos convidados e que tenham alguma função para eles. Alguns objetos cenográficos, como uma casinha, um celeiro, um cestinho, por exemplo, podem se tornar porta-trecos.

Cestinhas feitas com caixa de leite e EVA,
da Cenários e Cores

2 - Atenção à escolha do material. Procure praticar a reciclagem. Em vez de fazer um bolo cenográfico com base de isopor, que tem degradação demorada, por exemplo, você pode aproveitar caixas vazias de diversos tamanhos e forrá-las com tecido ou EVA.

Aproveitando caixas vazias, você pode montar
bolos falsos com mais de um andar.

O bolo Toy Story, da Cenários e Cores, foi feito com
caixas de papelão forradas e decoradas com EVA.

3 - Decore com os itens do cardápio. Cupcakes, pirulitos e biscoitos decorados, tortinhas salgadas, finger food - o mercado está repleto de comidinhas decorativas e isso pode ajudar a reduzir o número de peças materiais.

Cupcakes de amora da Lololícias.

4 - Que tal aproveitar a festa para fazer boas ações? Há diversas organizações não-governamentais que ensinam e vendem produtos feitos a mão para ajudar famílias carentes. Ou que vendem produtos para manter o projeto. Você pode ajudar optando por dar aos convidados lembrancinhas feitas por essas ONGs.

Caneca do Instituto Sorrir para Vida.

5 - Se ainda sobrar itens de decoração da sua festa, doe. Você pode buscar alguma instituição que atende crianças carentes e doar a decoração. Quem sabe até ajudar a promover a festinha dos aniversariantes do mês - a AACC, por exemplo, realiza festas de aniversário mensalmente na Unidade Educacional. Ou, se preferir, anuncie aqui no Paixão por festa os itens que pretende doar. Saiba mais clicando aqui.

Gostou das dicas? Tem alguma outra dica para compartilhar? Conte pra gente!